
Em 1974 ocorreu uma corrida única no autódromo de Brasília, Distrito Federal: um evento de Fórmula 1! O GP do Brasil é um dos mais tradicionais e antigos do calendário, sendo realizado desde 1972. As corridas chegaram ao país devido ao grande sucesso de Emerson Fittipaldi que conquistou o título de 72 pela Lotus.
Tradicionalmente, as provas ocorrem no autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo (SP). O traçado original era muito desafiador e extenso com quase 8 km (7.960 m), mas nos anos 80 ele passou por reformas e o GP do Brasil foi realizado no extinto autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro – RJ). Após a reforma, o traçado de Interlagos ficou mais curto e permanece na mesma configuração até hoje.
Em pleno auge de Fittipaldi e o grande aumento de fãs da Fórmula 1 no Brasil, foi realizada uma prova no autódromo de Brasília que seria seu evento de inauguração. A corrida foi uma prova extraoficial, assim o evento não valia pontos, mas marcou como o único evento de Fórmula 1 a ser realizado na capital federal.

No dia 27 de janeiro de 1974 ocorreu o GP do Brasil em Interlagos, sendo a segunda prova do calendário e foi vencida por Emerson Fittipaldi. No final de semana seguinte, em 03 de fevereiro, realizaram mais uma prova no Brasil no novo autódromo.
Apesar de Brasília ser uma cidade jovem, inaugurada em 1960, muitas corridas de automóveis ocorriam no município devido suas largas ruas e avenidas. No entanto, as autoridades proibiram as competições por questões de segurança e algumas pistas foram improvisadas.
Nessa época o país passava pela era conhecida por ‘milagre econômico’ onde a nação teve forte desenvolvimento e o Regime Militar incentivava grandes obras para mostrar o avanço brasileiro e então construíram o Autódromo de Brasília até para ter um local adequado para realizar corridas.
A obra ficou pronta ao final de 1973 e seu traçado tinha quase 5,5 km (5.475 m) tendo doze curvas no total. Sua inauguração ocorreria antes da realização do evento de Fórmula 1 que foi batizada como Grande Prêmio Presidente Médici e contou com a presença do próprio presidente no evento.
A corrida em Brasília.
Como a prova não valia pontos, a participação era opcional aos pilotos e equipes, assim equipes como Ferrari e Lotus não participaram do evento. Emerson Fittipaldi estava na equipe McLaren, sendo sua primeira temporada pela escuderia, que ficou em segundo lugar nos treinos e o piloto argentino Carlos Reutemann, da equipe Brabham, ficou com a pole.
O piloto José Carlos Pace estava correndo na equipe Surtees e conseguiu a quarta posição, já Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson, participou da prova como piloto privado pela equipe Brabham (ele não estava disputando o campeonato naquele ano e correu para estudar a possibilidade de fundar sua própria equipe de Fórmula 1).
Durante os treinos, os pilotos elogiaram a qualidade da pista e no dia da corrida juntou mais de cem mil pessoas! Durante o evento ocorreu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e houve a entrega formal da medalha da solidariedade ao piloto inglês David Purley por abandonar a prova no GP da Holanda de 1973 para tentar salvar o compatriota Roger Williamson que, infelizmente, foi sem sucesso.

Na sexta volta, Emerson Fittipaldi consegue ultrapassar Reutemann e não saiu mais da liderança vencendo o evento com tranquilidade que teve 40 voltas no total. Já seu irmão e Pace sofreram com adversidades, mas conseguiram completar a prova: Wilson conseguiu um quinto lugar e o Moco chegou em nono, sendo o último a completar a corrida sem abandonar.
General Médici assistiu toda a corrida e deu o troféu ao Emerson Fittipaldi na solenidade do pódio. Em 1974, Emerson Fittipaldi venceu três GP’s (incluindo o oficial do Brasil) e se sagrou campeão daquele ano conseguindo seu segundo título mundial.
Apesar do autódromo de Brasília ter sido aprovado pelos pilotos, que anos mais tarde seria conhecido como Autódromo Internacional Nelson Piquet, nunca mais recebeu a Fórmula 1. Entre 2014 e 2015 foram cogitados a realização da Fórmula Indy e da Moto GP em Brasília, porém ambos os projetos foram cancelados.